Como escolher o melhor tarifário de telemóvel

Mesmo que só queira escolher ou alterar um tarifário de telemóvel deve ter em conta os restantes serviços incluídos nos pacotes de telecomunicações. Saiba como eleger a melhor opção.

Desde que foram lançados os pacotes de telecomunicações com 4 e 5 serviços, para escolher um tarifário de telemóvel não deve fazer uma análise isolada. A menos que não tenha mais nada em casa. Se tem ou quer ter também internet fixa ou TV (pelo menos) deve pensar em todos os serviços ao mesmo tempo.

Tarifários de telecomunicações: quais os mais baratos?

 

Decidir em 4 passos

1) Compare preços de pacotes vs tarifários separados

Antes de optar, vai precisar de comparar preços dos pacotes com todos os serviços que quer (incluindo o telemóvel) e as muitas combinações de tarifários com telemóvel à parte. A melhor forma é usar o nosso simulador, o único que compara pacotes de serviços de um só operador com combinações de tarifários de vários operadores. Também é o único que lhe mostra o índice de qualidade do serviço.

2) Liberdade para mudar? Mantenha os serviços fixos e móveis separados

Mudar os serviços fixos é bem mais fácil se não tiver números de telemóvel associados. Se quer maior liberdade para mudar, é melhor manter o telemóvel fora do pacote global e, assim, não terá de se preocupar com a portabilidade de números e as janelas de indisponibilidade do serviço (normalmente, o processo é rápido, mas a interrupção pode ir até 3 horas).

Tenha também em conta o período de fidelização do serviço e quanto tem de pagar se quiser sair antes do fim do contrato (em cada momento, porque varia com o número de meses que falta cumprir até ao fim). Faça estas perguntas antes de contratar o serviço, não depois. Pergunte, por exemplo, a forma como se apura o custo e quanto terá de pagar se quiser sair a meio do contrato.

3) De quantos cartões precisa?

Não pense no serviço de forma individual. Tenha em conta todos os outros serviços e elementos do agregado familiar para os quais ainda paga os consumos. Estar tudo no mesmo pacote nem sempre é garantia de melhor preço porque, algumas vezes, associar mais cartões de telemóvel ao pacote pode torná-los mais caros. Compare as várias opções existentes.

Nos principais operadores, cada cartão adicional de telemóvel custa, normalmente, quase € 13 por mês (sem contabilizar custos extra, como o consumo de dados adicionais). Há tarifários em que a mensalidade do segundo cartão (e seguintes) é metade da mensalidade do primeiro cartão. Mas veja se, na realidade, ficam mais baratos. Por exemplo, um tarifário onde o primeiro cartão custa € 27,90 e o segundo € 12,90, partindo do princípio que não há consumos adicionais, custa em média € 20,40 por cartão. Há tarifários com custos inferiores a € 20 por mês e com características semelhantes.

Qualquer tarifário de telemóvel adequado ao uso que faz e que resulte em valores mensais inferiores a € 13 é preferível. Esta situação é frequente quando estão em causa perfis de crianças ou adolescentes, dado que o tarifário de base do WTF, por exemplo, custa menos de € 10 por mês (WTF W 9,80 euros). Uma combinação de um pacote de 4 serviços apenas com 1 ou 2 cartões para os adultos e a contratação de tarifários sub-25 à parte para os restantes pode ficar mais barato.

solução mais barata de todas pode ser mesmo um tarifário sem serviço de telemóvel, apenas de 1, 2 ou 3 serviços fixos (por exemplo, NET, TV+NET ou TV+NET+VOZ) e os telemóveis distribuídos por operadores diferentes, conforme o perfil de cada pessoa. A NOWO, por exemplo, já fornece tarifários de telemóvel sem ser necessário contratar os serviços fixos e as opções estão abaixo dos € 10 por mês para um tarifário de 1000 minutos ou SMS com 1 GB de dados.

Caso use muito as apps mais populares como o FacebookWhatsApp ou Instagram, para utilizadores maiores de 25 anos é mais indicado um tarifário mais competitivo com 3 GB de plafond geral (desde € 12,99 por mês). Os tarifários com apps incluídas mais baratos não podem ser subscritos por esta faixa etária (estão reservados aos menores de 25 anos).

4) Verifique a cobertura de rede

Antes de contratar o serviço fixo vai ter de saber se há cobertura de rede na morada onde quer instalá-lo. Para tal, comece por consultar o motor de busca de cobertura do serviço de cada operador (quando disponível). A informação não é pública e está na posse de cada operador, sendo necessária a sua morada completa, incluindo número de porta. Com frequência, o operador pede para o contactar com o intuito de averiguar a sua situação concreta. Tente que a chamada se foque apenas no que pretende saber e não se deixe influenciar por oportunidades “incríveis” se contratar já o serviço (ou mais serviços e funcionalidades).

Preste também atenção às restrições no uso do serviço no estrangeiro, bem como às condições aplicáveis quando excede os plafonds incluídos. Embora existam avisos quando se aproxima do limite, há tarifários onde é ativado automaticamente o pacote extra de dados assim que o limite é ultrapassado. Estas condições estão normalmente em letra pequenina e são difíceis de encontrar na maior parte dos casos.

deco.proteste.pt