Renovação online do cartão do cidadão arranca a 21 de junho para maiores de 25 anos

O Governo anunciou na passada semana que iria permitir a renovação online do cartão do cidadão para quem tiver mais de 25 anos, o que até agora só era permitido para maiores de 60 anos.

Renovar o cartão do cidadão tem sido um martírio para muitos portugueses. Quem quiser renovar o documento precisa de esperar vários meses em vários locais do páis para conseguir uma marcação.

O Governo anunciou na quinta-feira que iria permitir a renovação online do cartão do cidadão para quem tiver mais de 25 anos, o que até agora só era permitido para maiores de 60 anos.

Em entrevista à Rádio Renascença, a secretária de Estado da Justiça Anabela Pedroso anunciou que a medida vai avançar a 21 de junho.

“Como de cinco em cinco anos ainda temos o mesmo tipo quer de feição, quer de impressão digital, vamos usar esses dados que já estão guardados nos nossos sistemas. O cidadão a única coisa que vai ter que fazer é autenticar-se com o seu cartão de cidadão e a Chave Móvel Digital e, a partir dai, preenchendo somente um formulário, pode pedir a renovação do seu cartão”, explicou a governante.

O Governo vai também criar novos espaços para a emsisão do cartão do cidadão e pretende contratar 40 funcionários para atender ao público, que vão iniciar funções dentro de dois meses. “Estamos a desconcentrar os pontos de acesso Cartão de Cidadão por todo o país, usando os Espaços Cidadão”, disse a secretária de Estado.

jornaleconomico.sapo.pt